Blog Agility

Entendendo o que é uma intercluster network

Entendendo o que é uma intercluster network

intercluster network é a rede responsável pelo tráfego de dados entre clusters geograficamente separados. Para esta conexão entre dois clusters, dá-se o nome de Cluster Peering.

Um Cluster Peering é necessário para soluções que requerem movimentação de dados entre sites geograficamente distintos, como uma replicação DR. Isto significa que os volumes existentes em nodes com localizações diferentes, podem pertencer ao mesmo Cluster.

A intercluster network utiliza interfaces lógicas, ou LIFs, que correspondem aos endereços IPs e representam pontos de acesso à rede para num node.

2015_01_InterCluster.jpg
Figura01- Exemplo de uma intercluster LIFs

Os principais pré-requisitos para configuração de uma intercluster LIF são os seguintes:

  • É necessário criar uma intercluster LIF em cada node do cluster local e em cada node do cluster remoto.
  • Cada LIF requer um endereço IP dedicado para comunicação intercluster. Os endereços IPs atribuídos a uma LIF intercluster pode estar na mesma sub-rede de LIFs de dados ou em uma sub-rede diferente.
  • Todas as LIFs existentes no cluster local, deve ser capaz de se comunicar com todas as LIFs existentes no site remoto.

A configuração da intercluster network é necessária somente em casos em que clusters separados geograficamente necessitam de comunicação entre si. Para casos nos quais os clusters residem no mesmo site, é utilizada a Intracluster Network.