Internation Domain Name – Infoblox

17 de novembro de 2015

Acredito que um problema grande que administradores de servidores DNS enfrentam é a internacionalização de domínios. Para quem não entendeu o que significa, basta fazer uma rápida reflexão: como eu faço para registrar e subir um domínio/website com o nome sãopaulo.com? Notaram a acentuação? O artigo a seguir demonstrará como essa conversão é feita dentro de uma estrutura Infoblox de uma forma direta e simples.

A zona/domínio é criada como qualquer outra zona dentro do Grid, no qual o domínio é informado em formato FQDN e o membro selecionado como autoritativo. Porém, antes é necessária a conversão para um formato reconhecido pelo mundo DNS e é nesse momento que o IDN Converter entra em ação. Para acessá-lo, o administrador deve ir no menu “Data Management -> DNS -> Zones” e na Tollbar, clicar em IDN Converter. Na janela que abrir, basta digitar o domínio internacional na seção “Unicode” e clicar em “Convert to Punycode”. Para garantir que tudo está nos conformes, faça o processo inverso colando o resultado da conversão anterior no campo Punycode e certifique-se que o Unicode saia da forma que planejou. A imagem a seguir demonstra este processo:

28_04_2015_Infoblox_IDN-FIGURA01
Imagem 1: IDN Converter

Com o resultado da conversão “xn—sopaulo-xwa.com”, agora já é possível realizar a criação da zona dentro do Infoblox.

A imagem a seguir já mostra essa zona dentro do Grid utilizando o processo de IDN

28_04_2015_Infoblox_IDN-FIGURA02
Imagem 2: Zonas

Se editarmos essa zona, podemos ver nos detalhes da mesma que o nome em formato punycode está presente na seção DNS Name:

28_04_2015_Infoblox_IDN-FIGURA03
Imagem 3: DNS Name

 

A idéia do artigo foi demonstrar de uma maneira rápida e objetiva para o leitor como são tratados os problemas de domínios internacionais dentro do Infoblox. Foi possível ver que a plataforma conta com um sistema de conversão e mesmo depois da criação a visualização fica em formato aceitável e com a utilização de acentos e afins.

Posts relacionados