Blog Agility

Laboratório com ESX 5.5 em modo Nested (Nested ESX – Parte 3/12)

Laboratório com ESX 5.5 em modo Nested (Nested ESX – Parte 3/12)

Este guia descreve a montagem de um laboratório utilizando virtualização dupla (Nested ESX Virtualization), ou seja, um ESX (Nested) rodando como uma máquina virtual dentro de outro ESX (físico).


Criando a Rede no ESX Físico

A rede física do laboratório terá roteamento tanto para o ESX físico (VLAN 1023) quanto para o Nested ESX (VLAN 1028).

Ambos os ESX (físico e nested) possuirão acesso a storages físicos nas VLANs 1016 e 1026 (para maior simplicidade, somente a VLAN 1026 é mostrada no desenho).

O Nested ESX, além das interfaces VMkernel nas redes de storage (Storage_A – VLAN 1016 e Storage_B na VLAN 1026) e na rede de gerência (Lab_Pod_VMKernel – VLAN 1028), possuirá duas interfaces Virtual Machine Port Group em dois vSwitchs distintos:

  • VM Port Group Lab_VMs: rede para as Nested VMs que serão posteriormente instaladas no Nested ESX. Essa rede não será acessível diretamente a partir da rede física (ela será criada em um vSwitch isolado no Nested ESX, sem placa de rede associada). A subnet reservada para essa rede é 192.168.1.0/24
  • VM Port Group Lab_Pod_VMs: rede 10.102.8.0/24 (VLAN 1028). Nessa rede será instalada uma nested VM que realizará o NAT para a rede isolada 192.168.1.0/24. A VM de NAT possuirá uma interface em cada um dos port-groups.

A topologia de rede pretendida para este laboratório é demonstrada na figura seguinte. A imagem mostra tanto a perspectiva de rede do ESX físico quanto do Nested ESX:

00_b_Topologia

A estrutura de rede do ESX físico será discutida a seguir e a do Nested ESX será demonstrada em um tópico posterior, após a finalização de sua instalação.

A estrutura de hosts físicos está utilizando o vSphere Standard Switch, de forma que as redes devem ser criadas nos dois hosts de forma independente (porém mantendo a mesma nomenclatura).

Selecionar o host, clicar na aba Configuration e depois Networking.

Clicar em Add Networking.

02_Rede_para_Nested_ESX

NOTA: a imagem acima possui outras redes pré-configuradas no host físico (que já se encontra instalado e possui outros laboratórios). As rede criada a seguir é que é relevante para o laboratório discutido nesse artigo.

Selecionar Virtual Machine:

03_Rede_para_Nested_ESX

Selecionar o vSwitch que será utilizado (no caso do laboratório este é o vSwitch0 que já está previamente configurado):

04_Rede_para_Nested_ESX

Definir o nome da rede (no caso do laboratório, Lab_Pods) e o VLAN ID que deve ser igual a ALL(4095), significando que esta interface de rede está em modo trunk. Está configuração é importante para que as Nested VMs que rodarão no Nested ESX sejam acessíveis posteriormente.

Essa rede abrigará a interface de rede do Nested ESX e uma das interfaces da VM Linux que fará o NAT entre a rede roteável (VLAN 1028) e a rede isolada no Nested ESX.

05_Rede_para_Nested_ESX

Editar as propriedades do port group para aceitar Promiscous Mode e Forged Transmits. Esse passo é necessário para que as VM que serão criadas dentro desse host sejam acessíveis via rede.

06b_Rede_para_Nested_ESX

Clique no link a seguir para acessar o próximo tópico da série Criando a Máquina Virtual para o Nested ESX.

Referências

Este artigo utiliza como referências testes realizados no laboratório do Agility Tech Center e os links a seguir: