Blog Agility

RiOS® – Riverbed Optimization System – Entendendo suas funcionalidades e recursos

RiOS® – Riverbed Optimization System – Entendendo suas funcionalidades e recursos

As causas para a taxa de transferência lenta na WAN são bem conhecidos: maior delay (round-trip time ou Latência), largura de banda limitada e chatty application protocolos. Grandes empresas gastam uma parte significativa de seu orçamento de tecnologia da informação em armazenamento e redes. Muito do que gasta é para compensar o lento rendimento ao implantar servidores redundantes, armazenamento e o equipamento de backup necessário.

Steelheads permitem consolidar e centralizar principais recursos de TI para poupar dinheiro, reduzir as despesas de capital, simplificar processos de negócios e melhorar a produtividade. Com o Steelhead, você pode resolver uma série de problemas que afetam o desempenho de aplicações e WAN. São elas:

– Insuficiência de banda

– Protocolos de transporte ineficientes em ambientes de alta latência

– Protocolos de aplicativos ineficientes em ambientes de alta latência

O Riverbed Optimization System (RiOS®) intercepta conexões de client-server, sem interferir nas interações normais, arquivo ou protocolos. Todas as requisições são repassadas ​​para o servidor normalmente, enquanto o tráfego relevante é otimizado para melhorar o desempenho.

Técnicas de otimização utilizada pelo RiOS® (Riverbed Optimization System)

 Data Streamlining

Steelheads e SteelCentral Controller para SteelHead Mobile pode reduzir a utilização da banda de 65% a 98% para aplicações baseados em TCP usando Data Streamlining. Além das técnicas tradicionais, como compressão de dados, RiOS® também usa um algoritmo proprietário Riverbed chamado Scalable Data Referencing (SDR).

SDR separa os fluxos de dados TCP em fragmentos de dados exclusivos que são armazenados no disco rígido (RiOS® data Store) dos dispositivos que executam o RiOS® (SteelHead ou SteelCentral Controller para SteelHead Mobile host system). A cada fragmento de dados é atribuído uma única referência, antes de ser enviado para um dispositivo RiOS® através da WAN. Quando a mesma sequência de bytes é vista novamente em futuras transmissões entre client e server, a referência é enviada através da WAN em vez de dados brutos. O dispositivo RiOS® (Steelhead ou SteelCentral Controller para Steelhead System host Mobile) usa essa referência para encontrar o fragmento de dados original em seu data Store RiOS®, e reconstruir a sequência de dados TCP originais.

Transport Streamlining

Steelheads usa uma técnica de otimização de latência genérico chamado Transport Streamlining. Transport Streamlining usa um conjunto de normas e técnicas proprietárias para otimizar Tráfego TCP entre Steelheads. São elas:

– Assegurar que os métodos de retransmissão sejam eficientes utilizando TCP selective.
– Negociar TCP window sizes para minimizar o impacto da latência no throughput.
– Maximizar o throughput por meio de uma ampla gama de links WAN.

Application Streamlining

Além das otimizações do Transport Streamlining, RiOS® pode aplicar otimizações específicas de aplicativos para determinados protocolos de aplicação por exemplo, CIFS, MAPI, NFS, TDS, HTTP, Oracle Forms.

Management Streamlining

O Management Streamlining refere-se aos métodos que Riverbed desenvolve para simplificar a implantação e o gerenciamento de dispositivos RiOS®. Estes métodos incluem:

 – Auto-Discovery Process
– SteelCentral Controller para SteelHead (SCC)
– SteelCentral Controller para SteelHead Mobile Controller


Auto-Discovery Process

Auto-Discovery permite Steelheads e SteelCentral Controller para Steelhead Mobile encontrarem automaticamente Steelheads remotos, e, em seguida otimizar o tráfego utilizando-os. Auto-Discovery elimina a necessidade de configurar manualmente grandes quantidades de informações rede. O processo de Auto-Discovery permite aos administradores controlar as conexões seguras, especificar qual o tráfego deve ser otimizado, e definir pares para otimização.

SteelCentral Controller para SteelHead (SCC)

O SCC permite que os Steelheads remotos sejam configurados e monitorados automaticamente. Ele também dá uma visão única do benefício global e saúde da rede dos Steelheads.

SteelCentral Controller para SteelHead Mobile Controller

O Mobile Controller é um appliance de gerenciamento que você usa para acompanhar a saúde individual e desempenho de cada software implantado e para gerenciar o licenciamento dos clients. O Mobile Controller permite que você veja o que está conectado, ver suas estatísticas de redução de dados, realizar operações de apoio, como redefinir conexões, pulling logs, e automaticamente gerar trace routes para solução de problemas. Você pode realizar todas essas tarefas de gerenciamento sem intervenção do usuário final.

O Steelhead geralmente é implantado em uma LAN, com a comunicação entre os appliances que estão interligados pela WAN privada ou VPN. A otimização entre Steelheads normalmente ocorre em uma WAN segura. Não é necessário configurar firewalls da empresa para suportar as portas específicas do Steelhead. Abaixo topologia macro de uma implementação típica.

2015_outubro_leandro_Edmundo_RIVERBED_OPTIMIZATION_SYSTEM_(RIOS)-ENTENDENDO_SUAS_FUNCIONALIDADES
Figura 1 – Implementação Típica


Este artigo descreveu conceitos, recursos e funcionalidades do RiOS® – Riverbed Optimization System