Backup, Eis a Questão !

30 de novembro de 2015

Não há dúvidas que o Backup é a garantia de que a empresa ou até nós mesmos possamos recuperar informações perdidas causadas pelos mais variados tipos de situações possíveis. Desde os dados do grande ERP até o simples arquivo de usuário.

Hoje com tantas possibilidades e saídas para Backup criam-se discussões sobre as melhores práticas, a melhor tecnologia, o menor custo para armazenamento e manutenção, e por fim “a melhor solução”. E a pergunta mais discutida e feita, em minha opinião, é – “Faremos Backup em Disco ou Fita?”.

Qual a melhor escolha para o Backup?

Escolher o Software e adequar procedimentos estão além de discussões. Exigem a avaliação do contexto e práticas empresariais direcionadas ao Backup.

Com a redução dos custos de armazenamento em discos, há uma forte tendência de olharmos para a opção do Backup D2D(Disk to Disk). Variáveis como custo inicial reduzido, agilidade e disponibilidade, são parte deste modelo. Porém, será este é o melhor meio?

Se ao avaliarmos variáveis como resistência, durabilidade, portabilidade, armazenamento de longo prazo, vulnerabilidade de acessos à informação e vírus, o D2D certamente seria substituído pelo D2T(Disk to Tape).

Para muitos o Backup D2T é uma solução ultrapassada, o que, em minha opinião, não é uma verdade. A solução está no mercado e nas empresas há muitos anos e mantém o seu espaço e sua evolução.

Pense, por quanto tempo nossa  solução de disco ou até mesmo nossos simples HD’s podem durar? 10 anos ? Mesmo assim, comparados aos quase 30 anos de vida de um Tape, durarão 3x menos !

por que não escolher um modelo híbrido? Podemos construir o D2D2T(Disk to Disk to Tape). Já que ambas soluções possuem suas vantagens e desvantagens, não é mesmo ?

Hoje, em LTO-5 podemos chegar aos 3TB de Backup (considerando 2:1 de taxa de compressão). E na figura abaixo vemos um “Roadmap” consistente em escalabilidade e crescimento.

 

http://www.lto.org/technology/generations.html

Dependeremos muito do cenário em que implantaremos nosso Backup. Avalie suas variáveis!

Com o D2D2T estabelecemos uma estratégia de Backup equilibrada, de forma “on-line” para necessidades de rápidas recuperações até arquivamentos seguros fora do local principal ou até na nuvem.

Posts relacionados