Blog Agility

VMware vCenter Operations Manager e Amazon EC2 (parte 3 de 3)

VMware vCenter Operations Manager e Amazon EC2 (parte 3 de 3)

01

Essa série de artigos mostra os passos para integrar o gerenciamento dos serviços da Amazon EC2 ao vCenter Operations Manager da VMware.


Configurando o Adaptador para a AWS no vCenter Operations Manager

Para configurar o adaptador para a AWS no vCenter Operations Manager é necessário acessar a ferramenta através do portal customizado (http://<endereço-vCOPS>/vcops-custom).

Na aba Environment, selecionar Configuration -> Adapter Instances:

02

Selecionar vCenter Operations Standard Server no campo Collector e MP for AWS no campo Adapter Kind. Clicar no botão para adicionar uma nova instância de adptador:

03

Nomear a instância (no exemplo AWS EC2), escolher o serviço (no exemplo, ec2) e as regiões (no exemplo, todas ou *). O Support Auto Discovery foi mantido como true. Consultar o manual do adptador citado nas referências desse artigo para enteder o formato das opções para cada região ou serviço desjeado. Lembrar que permissões específicas devem ser dadas na AWS para cada serviço, como demonstrado no artigo anterior. Clicar em Add para adicionar as credenciais de acesso:

04

Digite a access key e a secret key obtidas na criação do usuário “vcops” conforme configuração demonstrada no artigo anterior dessa série:

05

Clicar Test para testar o acesso:

06

O acesso foi bem sucedido, conforme mostrado na imagem abaixo. Mais a frente no artigo são mostrados os logs do adaptador, onde é possível encontrar informações adicionais caso sejam encontrados problemas nessa parte da configuração.

07

No console da Amazon, serviço EC2, é possível observar que existe uma instância ativa, chamada WEB015, criada para essa demonstração.

08

Após alguns minutos dessa configuração, quando a coleta do adptador da AWS tiver terminado, é possível verificar informações de gerenciamento dessa instância no Dashboard AWS Instance Utilization dentro do portal customizado do Operations Manager:

09

Clicando na instância WEB015 é possível observar informações detalhadas de gerenciamento da máquina virtual presente na nuvem pública da Amazon:

10

Para análisde de problemas do adaptador AWS, clicar no link Support (canto superior direito da tela), selecionar a aba Logs, expandir as opções, selecionar o AmazonAWSAdapter e clicar nos logs para carregá-los no lado direito da tela:

11

Essa série de artigos mostrou um exemplo de integração do vCenter Operations Manager da VMware com o adaptador para a AWS para gerenciamento de serviços da Amazon EC2, incluindo a criação de um usuário IAM específico para a função.

Para acessar o primeiro artigo dessa série, clique no link Introdução.

Referências

Este artigo utiliza como referências testes realizados no laboratório do Agility Tech Center e os seguintes documentos da VMware: